top of page

Menção Honrosa Concurso Nacional Arena BRB

Brasília - DF

Equipe: Arq. Felipe Kaspary, Arq. Paula Dilli, Arq. Rodrigo Reche, Arq. Eduardo Baptista Lopes, Arq. Eduardo Berté, Arq Gustavo Peters, Arq. Artur Bernardoni, Arq. Mariah Vieira Mafra

RENDER-04-R06.png

O Estádio Nacional de Brasília, Arena BSB, fortaleceu-se como símbolo de arquitetura da capital do país ao ter concluídas suas obras para a Copa do Mundo de 2014. Sua arquitetura monumental, com destaque para as colunatas de concreto aparente que circundam o estádio, destacam-se na paisagem da cidade de forma marcante. Contudo, seu entorno ainda pouco desenvolvido dificulta as articulações necessárias para o bom funcionamento do estádio, e suas extensas áreas secas criam circuitos pouco confortáveis para quem se desloca a pé.

Dessa forma, ao intervir na Arena BSB, é preciso partir de algumas premissas básicas: a monumentalidade do estádio deve ser preservada, mantendo-o sempre como o maior elemento de legibilidade do complexo; ao propor usos cotidianos ao complexo, como restaurantes, bares, lojas, supermercado e banco, é preciso criar ambiências urbanas com escala humana, que estimulem os deslocamentos à pé, com áreas sombreadas e ventiladas constantemente; a  articulação do complexo com o Plano Piloto deve ser maximizada, fazendo com que a área seja parte pertencente da cidade; e, por fim, as grandes áreas ocupadas por estacionamentos devem ser, ao máximo, escondidas dos pedestres, uma vez que esses espaços pouco contribuem para a urbanidade desejada.

Eixos Norteadores

A nova organização espacial do Complexo Esportivo e de Lazer Arena BSB cria cinco eixos estruturantes que conectam a Arena com os demais edifícios do complexo e também com a cidade de Brasília. Pelas características existentes de implantação dos edifícios esportivos e do próprio Plano Piloto, esses eixos foram traçados de maneira radial, tendo como centro geométrico o Estádio Nacional. Além dos eixos que apontam para o centro do estádio, outros dois eixos foram traçados, concêntricos ao estádio, que realizam a costura necessária entre os principais caminhos, direcionando torcedores, moradores e visitantes aos diversos usos do complexo. Um deles, circundando o Estádio Nacional, é o Boulevard, e o outro é um Eixo Conectivo de caráter secundário.

 

 

O Eixo da Esplanada

O Eixo Monumental, símbolo do vanguardismo arquitetônico e urbanístico da capital do país, terá sua continuidade garantida através do Eixo da Esplanada, que conectará os milhares de torcedores ao coração do complexo, o Estádio Nacional. A Esplanada foi implantada de modo a encaixar-se no terreno, vencendo os desníveis existentes, ao mesmo tempo que garante a sensação de monumentalidade do estádio, que vai se desvelando a medida que o torcedor se aproxima de sua estrutura.

 

O Eixo da Cidade

O Eixo da Cidade foi traçado a partir da continuidade da SRTVN, da Asa Norte, como forma de aproximar os bairros residenciais de Brasília ao uso cotidiano que a Arena BSB agora oferece. Abrigando usos como restaurantes, bares e comércios, a configuração espacial proposta ao Eixo da Cidade garante uma escala mais intimista, através de áreas cobertas e sombreadas, com locais de permanência agradáveis e protegidos, mas sempre utilizando o Estádio Nacional como plano de fundo de sua paisagem.

Sem-título-2.png
ISONOMETRICA-GERAL-01.png
ISONOMETRICA-QUADRA-02---COM-TEXTOS-01-01.png
ISONOMETRICA-QUADRA-01---COM-TEXTOS-01.png
  • Instagram

(47) 9 9638 7325

Rua Miguel Matte, n 687

Sala 1108, Centro

Balneário Camboriú - SC.

Rua Harmonia, n 1265

Sala 209, Vila Madalena

São Paulo - SP.

bottom of page