Casa Pixel
Projeto vencedor do 9º Prêmio Saint Gobain categoria edifícios multifamiliares
Ano: 2022
Imagens: Oliver Uszkurat / Learn Up Stairs

A cidade possui seu desenho marcado por histórias, sendo resultado de suas relações de tempo e espaço. A arquitetura neste contexto não se apresenta como imposição, mas sim transformação, adaptando-se conforme as necessidades e oportunidades surgem. Como já disse Koetter, a cidade se apresenta perfeita em sua “imperfeição”, com suas “colagens”, frutos de intervenções livres em sua forma mais democrática, a ocupação e apropriação do ser humano perante sua morada.
Neste contexto o elemento de imagem pixel, que nada mais é que um pequeno quadrado colorido em uma imagem, que, somados a um coletivo de pixels, formam um desenho completo, traz uma conceituação contemporânea de reflexão da vida em comunidade, em momentos adversos ou nas decisões mais simples do cotidiano a cidade nos é apresentada como solução social, ambiental e econômica formada por milhares de indivíduos, e muitos e muitos pixels de decisões, pixels de ações, pixels de espacialidades distintas, que em sua totalidade formam as imperfeições e acasos de nosso mundo. Deste modo, propor um conjunto habitacional em uma determinada localidade, condiz em propor um aglomerado de pixels de soluções e possibilidades, estes por sua vez irão impactar positivamente os demais e assim contribuir de um modo assertivo para formarmos as totalidades das imagens que desejamos as nossas cidades.
A sustentabilidade neste pensamento fragmentado de ações possibilita soluções em grandes e pequenas escalas para que se promova o equilíbrio ambiental, econômico e social. No projeto proposto a ideia do elemento pixel parte inicialmente de uma modulação (5x5m) que organiza os espaços dentro da quadra, onde em cada pixel (módulo) haja uma ferramenta de contribuição a comunidade, seja uma mini praça, uma área de compostagem, uma residência, uma horta coletiva ou até mesmo um módulo habitacional ou captação de energia solar, enfim, transcendem possibilidades e se tornam um coletivo de contribuição ao pensamento sustentável. Deste modo se apresenta a casa Pixel, pensada em prol das imprevisibilidades da vida.
Estrutura em madeira
A mineração de bens da construção civil, como argila, brita, e principalmente a areia causam grandes danos ao meio ambiente.
O cimento, amplamente usado para o setor gera muito gás carbônico ao ser produzido, que é um dos principais ativos ao efeito estufa. A madeira laminada e colada consome menos energia em sua produção, pois não se utiliza de processos de queima para sua produção, além de ser uma fonte natural e renovável, é o único material que sequestra o dióxido de carbono da atmosfera durante sua vida útil.
Modulação industrial
A modulação industrial é uma ferramente muito conveniente para a industrialização da construção, viabilizando custos e promovendo grande padronização dos componentes da edificação. Considerando isso, o projeto propõe uma modulação estrutural de 5x5 metros, organizando os espaços e propiciando uma lógica de número de módulos (5x5m) por demandas das habitações, sendo a UH de 01 quarto contendo 01 módulo (25m²), a de 02 quartos 02 módulos (50m²) e a de 03 quartos tendo 03 módulos (75m²).














