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Escola Classe Crixá - Codhab

Brasília - DF

Ano: 2018

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A aprendizagem como resposta ao conjunto de vivências e sensações se inicia nos primeiros momentos de vida, ela acontece de forma espontânea através da família, das pessoas, em casa ou na rua, está presente em múltiplos espaços, determinada pelo contexto histórico, social, cultural e também pela percepção ambiental, dessa forma, considera-se a cidade como um espaço determinante para construção do indivíduo, onde se vivencia as diferenças e se constrói o coletivo, de maneira positiva ou não, negar a cidade é se distanciar da realidade. Neste contexto, o bairro Crixá se apresenta de maneira incerta, em processo de reformulação com projeto para 3.120 unidades habitacionais para famílias de baixa renda, além de comércio, serviço e equipamentos de uso público. 

 

Tendo em vista que escola e cidade atuam de maneira conjunta na educação, como agentes pedagógicos, considera-se a arquitetura como potencial ferramenta para o processo de transformação social, buscando aproximar e relacionar o ambiente escolar e urbano, gerando pertencimento, distribuindo oportunidades, compensando diferenças socioeconômicas e culturais, convidando os alunos a pensar o mundo que desejam. Considerando o projeto urbanístico previsto, a lógica viária, os usos do entorno e a topografia natural do terreno, foram traçados os principais eixos de distribuição, os acessos, as transições entre área pública e restrita, vinculando usos que transitam entre a área exterior e interior do edifício, criando um diálogo onde a cidade participa da escola e a escola participa da cidade. 

 

O projeto tem capacidade para 300 alunos, 25 alunos para cada uma das 12 salas de aula, a decisão pelo quantitativo teve como contexto a relação de habitantes do bairro Crixá com idade escolar para escola de classe, distribuídos pelo número de instituições escolares previstas no plano de projeto para o bairro.  

Inserção Urbana

Apropriando-se do desnível natural do terreno, o projeto se organiza em dois níveis térreo superior e térreo inferior acessados pelas vias circundantes. Adotando uma graduação público-privado na porção mais alta do terreno se concentra as atividades pedagógicas e cotidianas a fim de estabelecer maior contato físico e visual com a cidade, na parte inferior mais restrita e protegida, o uso de recreação permite maior liberdade e é favorecido pelo contato com o ambiente natural.

Materiais e técnica

Como resposta ao programa foi adotado o sistema pré-fabricado que garante a agilidade no processo construtivo, controle de custos e qualidade, possui vantagem de adaptabilidade e versatilidade, além de menor interferência no terreno. Organizado em uma grelha com modulação de 7,5m x 7,5m, padronizando os vãos, foi utilizado o sistema estrutural metálico com pilares e vigas em perfil I, com fundação em concreto armado, que sustentam os blocos e a cobertura, permitindo a leveza dos componentes construtivos, lajes em painel treliçado maciço, fechamento em dry-wall e placas pré-moldadas de concreto celular. 

As fachadas frontais receberam painéis ripados de madeira, como elemento de sombreamento e controle visual promovendo maior unidade estética. A madeira que se justifica por ser um material natural renovável e possuir um baixo custo de manutenção, também foi utilizado nos guarda-corpos e como forro da cobertura metálica. 
 

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